sexta-feira, 29 de outubro de 2010

XIX EAIC

Blog dos Estudantes Pesquisadores: http://blogdoestudanteconectado.blogspot.com/
Clique para Ampliar

HISTÓRICO
O Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC) é um evento de natureza multidisciplinar, que congrega todas as áreas do conhecimento, com ênfase em ciência, desenvolvimento, tecnologia e inovação e na formação de estudantes pesquisadores. Iniciado em Maringá, em 1991, com 274 participantes, ao longo de 19 anos, o EAIC consolidou jornadas de disseminação de pesquisa e transformou-se num evento de grande porte, hoje comparável a congressos profissionais de diversas áreas, tendo atingido a cifra de quatro dígitos nas inscrições ao IX EAIC, em Londrina, no ano 2000, com 1292 inscritos (conforme o Quadro). O crescimento do EAIC foi possível, principalmente, devido ao forte compromisso e ação conjunta entre as universidades estaduais que o promovem: UEM, UEL e UEPG (fundadoras), UNIOESTE (que ingressou no programa em 1995) e a UNICENTRO (com ingresso em 2002). Desde 2009, também a UENP participa do EAIC. O total de trabalhos apresentados nas 18 edições do EAIC é de 23.321 comunicações, por estudantes dessas cinco IES, além de outras IES públicas e privadas, como a FAP, a UTFPR e a UFPR. A UNICENTRO promoveu o EAIC pela primeira vez em 2005, acolhendo 1891 estudantes das diversas IES. Por ser evento com inscrições abertas, é frequente a participação de estudantes de outras IES brasileiras e, assim, o EAIC caracteriza-se como evento nacional.

O XIX EAIC
Cerca de 3000 pesquisadores e jovens pesquisadores estarão inscritos no evento, a ser novamente realizado em Guarapuava, aos 28, 29 e 30/10/2010, sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNICENTRO. O EAIC das Universidades Estaduais Paranaenses é um dos maiores eventos do gênero no País. Estão cadastrados/desenvolvendo projetos no ano 2009/2010 um total de 3418 jovens pesquisadores de IC entre os diversos programas: PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq, Bolsistas vinculados a Ações Afirmativas para Inclusão Social, Bolsista Universidade Empresa, IC Júnior, PAIC/Fundação Araucária, Bolsistas de PROIC das IES e IC voluntário. Atualmente, o estado do Paraná possui uma cota de 1470 bolsas de iniciação científica do CNPq. Deste total, 52% (765 bolsas) estão alocadas nas IES participantes do EAIC. Outro fato relevante é a participação de Bolsistas de Produtividade do CNPq e Fundação Araucária no evento. Os bolsistas de produtividade ligados ao CNPq no Estado do Paraná são 678, deste total 41% (278 bolsistas) estão nas IES participantes do evento. De maneira geral, grande parte dos jovens pesquisadores de iniciação é orientada por esses pesquisadores e, consequentemente, os trabalhos apresentados no evento são relacionados aos projetos de pesquisa desenvolvidos por bolsistas produtividade.
O EAIC contribui com o desenvolvimento científico e tecnológico do País, disponibilizando para a sociedade os resultados de pesquisa científica, tecnológica e de inovação. Por fim, o evento vinculado ao Programa de Iniciação (PROIC) das IES do Estado do Paraná, tem papel importante, também, na preparação dos jovens pesquisadores para a pós-graduação. Dados levantados pelas IES paranaenses indicam que os alunos participantes do PROIC ingressam e concluem mais rapidamente seus cursos de Mestrado e Doutorado do que os alunos que não passaram pelo programa. Isto traz maior racionalização de recursos financeiros das agências de fomento que investem em ciência, tecnologia e inovação no País.




Nenhum comentário: