sábado, 9 de outubro de 2010

Acontece Mutirão de Comunicação - Diocese de Guarapuava

Realizado entre os dias 8 e 10 de outubro, o MUTIRÃO DIOCESANO DE COMUNICAÇÃO PARA AS SANTAS MISSÕES POPULARES(SMPs), na Casa de Formação de Líderes Nossa Senhora de Guadalupe, em Guarapuava-PR. Com o intuito de melhor divulgar as atividades realizadas em vista das SMPs, e também fomentar as Pastorais da Comunicação paroquiais, proporcionou aos participantes diversas opções de capacitação com as oficinas de Endocomunicação, Fonte de Notícias e Organização de Eventos.
Na noite de sexta-feira (08/10), o evento foi aberto pelo Bispo Diocesano, que falou da importância da realização do mesmo. Logo após o mestre de cerimônia Sergio Niemes, apresentou o palestrante da noite Prof. Dr. Cláudio Cesar Andadre, que falou sobre “a Importância da Comunicação”.
Na manhã do sábado (09/10), os participantes foram para as oficinas escolhidas, nas quais passaram o dia. Nossa paróquia foi representada por 3 paroquianos e pela Ir. Ema.
-Vilma Tonon, coordenadora das SMPs da nosso paróquia e -Ir. Ema Ilse Seidel participaram da oficina de Endocomunicação. 
-Luana Kaminski, da PASCOM, participou da oficina Fonte de Noticias, na qual os fotógrafos Ademir Soares Jr. e Luciano Meirelles, passaram algumas técnicas de básicas de fotografia, como qual o melhor enquadramento, como escolher o foco e a forma de utilizar as luzes sejam naturais ou artificiais a seu favor, bem como as funcionalidades comuns a maioria das câmeras fotográficas, sejam amadoras, semi ou profissionais. Já a tarde os participantes tiveram um bate papo com o jornalista e professor universitário Francismar Formentão, que passou algumas dicas e esclareceu algumas duvidas. Sendo o objetivo da tarde fornecer o referencial teórico e pratico básico a cerca da notícias, na seqüência o jornalista e radialista Francisco Carboni e o jornalista e radialista Jorge Teles deram as dicas sobre notícia e texto jornalístico, e para finalizar foi colocado em pratica o que foi repassado, e em pequenos grupos produziram-se noticias relacionadas a oficina em questão.
Oficina de Organização de Eventos: Chrislaine Apª. do Prado.

Nenhum comentário: