quarta-feira, 23 de setembro de 2009

MDJ - Missão Diocesana Juvenil

Quero que conheçam um pouco das atividades pastorais que desenvolvo. Começando pela MDJ

A MDJ - Missão Diocesana Juvenil é um projeto, ou seja, uma pastoral em construção na Diocese de Guarapuava. Sua origem nos remete à Congregação dos padres do Sagrado Coração de Jesus. Estes desenvolvem nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul um trabalho missionário onde os jovens (agentes de pastoral, seminaristas e noviças) são preparados para participar de uma experiência missionária durante as férias.

O preparo para a missão se dá pela participação dos jovens nos grupos de jovens (denominados grupos de base) de suas respectivas paróquias. Alguns destes, ou a grande maioria dos jovens, por ocasião das férias, doam um pouco do seu tempo e partem para missão numa paróquia preestabelecida, conforme afirmamos acima.
O projeto desenvolvido pelos padres do Sagrado Coração de Jesus foi visto com bons olhos pelo bispo diocesano de Guarapuava, Dom Antônio Wagner da Silva, que então decidiu encaminhar o Padre Erondi e alguns seminaristas da diocese para tomarem conhecimento da experiência de missão que os padres da já mencionada congregação desenvolvem com os jovens de suas paróquias.
Depois de conhecer tal experiência Pe. Erondi com apoio do bispo diocesano implantou a MDJ em Guarapuava, semelhante às missões juvenis do Sagrado Coração de Jesus. A primeira experiência missionária foi realizada na paróquia Imaculada Auxiliadora, em Porto Barreiro-PR. Na qual mais de 70 jovens participaram como missionários. Período de 2006-2007.
A segunda paróquia Missionado foi São Roque em Boa Ventura de São Roque-PR, onde fomos acolhidos pelo Pe. Sebastião Guina, nos anos de 2008 e 2009.

E agora nos preparamos para a missão aróquia São Sebastião em Goioxim-PR, onde contamos com o apoio do Pe. Osmar Duarte e Pe. José Joles Glufka, bem como de alguns jovens missionários que participaram em outras edições da MDJ e das lideranças locais.
Podem fazer parte da MDJ todos aqueles jovens (homens e mulheres) de boa vontade dos mais diferentes movimentos e pastorais que desejam serem missionários dentro da Diocese de Guarapuava.

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens pelo trabalho, eu tambem sou dehoniano e adoro fazer missão nós de tabaporã no mato grosso estamos nos preparando para ir nas missões em são josé do rio claro mt..QUE DEUS ESTEJA SEMPRE AO SEU LADO ASS; UM DEHONIANO DE CORPO ALMA E CORAÇÃO ;;;CAÇULINHA;;;