terça-feira, 29 de setembro de 2009

MTA - Movimento Teresiano Apostólico


MTA
Tal como o nome o define, o MTA é um movimento: "série de atividades organizadas por pessoas que trabalham em conjunto para alcançar determinado fim"; isto significa que deverá ser algo sempre em caminhada, em situação de mudança, tomando as cores do momento histórico e da região em que está inserido. Por ser Teresiano, partindo do pensamento catequético de Enrique de Ossó, será marcado pela pessoa e orientação de Santa Teresa de Jesus. Portanto, indelevelmente marcado pela oração e pelas virtudes da Alegria, Verdade, Grandeza de Alma e Gratuidade. É movimento de Apostolado e, como decorrência, terá em seus objetivos, atividades, programação um sentido de ação evangelizadora. Tal se define e é vida o Movimento Teresiano de Apostolado. É associação pública, de natureza laica, vinculada à Companhia de Santa Teresa de Jesus, como descrito nos Estatutos do Movimento.
Transformar o mundo através do binômio oração/ação, do viver e proclamar o Evangelho de Jesus pela palavra e pelas ações. Seu lema específico: ser cristãos de verdade em seu próprio ambiente (estatutos, artigo 2) através do cotidiano, pelo seu ambiente de estudo ou trabalho, marcado conscientemente por uma vida cristã pautada nas palavras de Jesus. Consequentemente, a programação do MTA valorizará a vida na comunidade (fator tão importante no Movimento),a oração e o engajamento em ações que levem Vida aos outros irmãos. O compromisso de cada membro do MTA é diferenciado segundo o setor a que pertence.
"A espiritualidade do MTA, por ser eminentemente Teresiana se caracteriza por: a. amor a Jesus Cristo, manifestado em critérios e atitudes evangélicas.
b. adesão firme e inquebrantável à Igreja, pela vivência cada vez mais consciente do compromisso batismal de seus membros, e pela fidelidade ao seu Magistério.
c. amor a Maria, Mãe de Deus, como modelo perfeito de sua espiritualidade. d. conhecimento e amor a Teresa de Jesus, como mestre e oração e vida."
(Estatutos, artigo 3º)
O Movimento Teresiano de Apostolado abrange a infância, aadolescência e juventude e vida adulta.
Fonte: http://www.cstj.com.br/mta/oqueemta.htm#

Nenhum comentário: