sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Participação da Juventude na Política

A Participação da Juventude na Política

Quão difícil é ser Jovem nesta sociedade “civilizada”, ou como chamam “globalizada”. Sempre nos dizem estar errados, nada o que fazemos os agrada; Para fazer e “pagar” por certas coisas dizem-nos ser crianças, porém para outras já não temos mais idade.

O “tio capitalismo” nos diz como agir, falar, o que comer, vestir ou não. Decide tudo por nós, e nos classificam como lixo social, e ainda querem vender-nos a idéia de que ser Jovem é ser Livre.

Jogadas Políticas, incentivam o voto aos 16 anos, mostram uma idéia que chega a parecer falsa, de que a juventude tem o poder de decidir. E de fato tem, só falta descobrir e se usar disso. E já que essa molecada não tem ainda uma consciência critica e política formada, acaba por manter os "velhos camaradas" no poder.

Mas em meio a essa juventude de idéias bagunçadas, há os que se destacam, são lideres responsáveis, competentes e de fato interessados em participar e fazer a mudança acontecer, acreditando sempre, e mesmo com desafios cada vez maiores, um dia em uma sociedade onde reine a Justiça, possa ele e os demais viver.

Para que isso seja possível se faz necessário que os jovens sejam inseridos nos quadros e cenários sócio-político- religiosos de nosso país, pois eles têm o poder de transformação, a energia necessária, idéias renovadas e criativas para dar um rumo diferente à história de nossa sociedade.

Antes disso precisa compreender, dentre muitas outras coisas que “política” faz parte do dia-a-dia, e independente de sua ideologia ou sigla partidária, deve participar ativamente das discussões ou debates políticos que envolvem não só o futuro, mas em especial o presente.

Precisamos mudar a visão que a sociedade capitalista brasileira tem de não levar o jovem a sério. Nem o Jovem no Brasil tem levado o Jovem à sério. E se um país ou instituição seja ela administrativa, educacional, política, ou religiosa, não Acredita no Jovem, não poderá de forma alguma ter sucesso no seu amanhã.


VOCÊ JOVEM ACEITA ESSE DESAFIO?


Luana Kaminski : F²LK


2 comentários:

Francis Torres disse...

Meus PARABÉNS pela sua matéria, Luana Kaminski. Adorei achar seu espaço eletrônico e confesso ser um cidadão crítico e ativo como você. Os jovens não sabem a força que têm, mas nós conseguiremos mudar isso ao longo do tempo.
Sou professor de Geografia na cidade de Jardim-MS, e temos um Blog Educacional, utilizarei a imagem dessa sua matéria, mas divulgando-a citando fonte em nosso Blog (http://celjuv.blogspot.com). Aguardo sua visita.

Unknown disse...

Adorei o comentário! sou jovem tenho 22 anos sou pré candidato há vereador em Itaguaí /RJ,quero provar para eles que os jovem tem capacidades de conduzir o poder como els. vou colocar sue discursos em minhas reuniões com os meus jovens acessores. um grande abraço!!! sou Romarinho, quando poder deixe um recado no meu e-mail bjnb16@hotmail.com