terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Sobre o aniversário de Guarapuava


Hoje é 9 de dezembro de 2014... É aniversário( ou um dos aniversários) de minha amada cidade de Guarapuava. Pelo que aprendi no ensino fundamental, hoje a festa é de 195 anos, mas como até isso é mudado para servir os interesses de grupos políticos locais, fico meio confusa. Guarapuava ganhou até outra data de aniversário. Foram feitas homenagens para figuras históricas meio estranhas, mas deixa isso pra lá.
O fato é que este ano com as simples postagens de aniversário da cidade, tive a oportunidade de conhecer o posicionamento político de algumas pessoas que têm feito parte de meu convívio. Também, me foi oportunizado saber que muitos guarapuavan@s, ‘guarapuavenses’ e demais moradores da cidade tem conhecimento mínimo e/ou ignoram a História da cidade em que vivem.
Porém, tudo isto são detalhes que em nada diminuem a importância de Guarapuava. Uma cidade linda, que ainda mantem alguns bons costumes fundamentais e outros impensáveis para o ano de 2014. Uma cidade, que tem um pedacinho do Brasil e do Mundo todo em si.
Das coisas que mais gosto e que me animam a voltar sempre após minhas viagens mundo a fora destaco, o clima doidão (a brisa fresca que amo), o verde das árvores, o azul do céu, as águas e o por do sol, ímpares.
Das coisas que me entristecem, preferiria nem comentar, mas citar algumas não faz mal. Falo do descaso dos grupos políticos em não permitir a ‘menina radiante’ de crescer; Falo do repetir da mesma história sempre, mudando apenas as figuras ou figurões, sejam atuais, antig@s ou @s que ficaram sempre guardad@s e agora surgem; Falo do brincar com a Fé e as Crenças do nosso povo. Falo do tratar a vida como possibilidade; Falo da falta de mobilidade, considerando a posição geográfica da cidade; Falo com o coração aos pedaços do fato de uma cidade como a nossa não dar prioridade à promoção da vida de Juventude’s. Você mesmo já deve ter percebido que muitos de nossos jovens acabam morrendo em acidentes de trânsito, por algum envolvimento com drogas, por falta de atendimento adequado, por sua orientação sexual, por falta de opção de trabalho, por falta de opções de lazer, por não usarem a massa cinzenta, por..., e todo mundo vê isso e nada faz para mudar; Falo... . Não falo mais nada.
Amo esta cidade, mas infelizmente, dia ou outro terei de deixá-la em busca de oportunidades melhores, isso para outra hora retornar e poder colaborar de forma efetiva e libertar essa “menina” que já não é tão menina para o crescimento concreto.
Parabéns Guarapuava!

(Ahhh... não entendo esse desrespeito dos lojistas que hoje trabalharam normalmente, quer dizer entendo sim, mas deixa pra lá).

Nenhum comentário: