terça-feira, 9 de outubro de 2012

II - EBRUC - Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos

     De 12, 13 e 14 de outubro eu, 7 colegas acadêmicos do Curso de Filosofia e nosso Professor Germán Calderón Calderón participaremos em Curitiba (PR) do 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC).
     O tema escolhido para o encontro é “Educação e Cultura: areópagos da missão”, e o lema “Falamos daquilo que sabemos, testemunhamos o que vimos”. 
Dom Tarcísio Scaramussa, bispo referencial do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), detacou que o tema e o lema do EBRUC constitui um grande estímulo para os jovens, chamando-os a serem protagonistas da evangelização no meio universitário. Dom Tarcísio lembrou ainda as palavras entusiasmantes com as quais o papa Bento XVI ressaltou o papel prioritário dos jovens na missão. “Asseguro-vos que o Espírito de Jesus hoje vos convida, jovens, a serdes portadores da Boa Nova de Jesus aos vossos coetâneos. A indubitável dificuldade que os adultos têm de encontrar de maneira compreensível e convincente a classe juvenil pode ser um sinal com que o Espírito tenciona impelir-vos, jovens, a assumir esta responsabilidade. Vós conheceis os ideais, as linguagens e também as feridas, as expectativas e ao mesmo tempo o desejo de bem dos vossos coetâneos”, disse o papa.

Educação e Cultura: Areópagos da Missão
     “A escolha deste tema coloca no centro do próximo EBRUC a Educação e a Cultura como espaços da missão evangelizadora da Igreja e de cada cristão. Este espaço é definido sugestivamente como um areópago, expressão que remonta à Grécia antiga, e que foi assumindo significados diferentes, de acordo com a evolução política: no início era como um conselho de sábios e governantes e guerreiros que protegem a cidade, depois tornou-se também tribunal democrático e, finalmente, espaço aberto a todos os cidadãos para um diálogo e confronto, apresentando suas ideias e propostas para o bem comum e para o desenvolvimento da sociedade. Parece ser esse conceito de democracia e diálogo, que remete ao tempo da famosa intervenção de São Paulo no Areópago de Atenas, o que inspira a Igreja hoje para a sua atuação no meio universitário. O tema do 2º EBRUC ressalta, portanto, que a Igreja, através de seus membros individualmente, e de seus grupos e instituições organizadas, também se faz presente no campo da Educação e da Cultura, como areópagos do nosso tempo, concretizando neles sua missão evangelizadora”, disse dom Tarcísio sobre o tema do encontro.

“Falamos daquilo que sabemos, testemunhamos o que vimos"
     Comentando sobre o lema proposto pelo Setor Universidades para o próximo EBRUC, dom Tarcísio Scaramussa disse que “o lema do encontro destaca o valor do saber e do testemunho do cristão. A participação no diálogo fé e cultura exige saber fundamentado, assimilado, consciente. Exige, ao mesmo tempo, convicção e coerência para testemunhar o que se vivenciou, o que se interiorizou como experiência de fé, de encontro com o Senhor. O apóstolo Paulo, profundo conhecedor da cultura de seu tempo, dialogou em nível de igualdade com seus interlocutores, e surpreendeu-os ao transmitir sua experiência e convicção de fé, falando-lhes do ‘Deus desconhecido’. Não foi entendido por todos, mas muitos se interessaram e foram tocados pelo seu testemunho”, completou.

Texto e Imagem: http://www.ebruc.setoruniversidades.org.br


Nenhum comentário: