domingo, 11 de março de 2012

9ª Romaria da Mulher


Aconteceu na manhã de hoje(11/03) a 9ª Romaria da Mulher, com o tema "Vidas sem Males" e o lema "Mulheres e Homens Juntos pelo Equilibrio". A partir da 8 horas no salão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Primavera foi servido o café a todos @s romeir@s. Com a acolhida deu-se inicio oficialmente ao evento.
Durante a Romaria aconteceram quatro momentos de reflexão:
I. Mulheres e Homens juntos pelo Equilíbrio a favor da Vida e da Dignidade, Começando em Família.
II. Mulheres e Homens Juntos pelo Equilíbrio na Segurança!
III. Mulheres e Homens Juntos pelo Equilíbrio na Natureza!
IV. Mulheres e Homens Juntos pelo Equilíbrio na Saúde!

E por fim com a Celebração Eucaristica na quadra de “esportes” da Paróquia São Pedro e São Paulo, no bairro Industrial/Xarquinho, encerrou-se a 9ª Romaria da Mulher!
E uma opinião desta que vos escreve:
Eventos como a Romaria da Mulher são de grande importância, porque despertam as pessoas a reivindicarem transformações, e mostrarem aos governantes que não estão satisfeitos com as medidas adotadas pelos mesmos, além é claro de ser espaço de partilha de vida, e comunhão com Deus e os irmãos. No caso específico da Romaria da Mulher, o objetivo inicial era chamar a mulherada pra fora de casa, mostrar que elas têm direitos e deveres tanto quanto os homens, que elas podem e devem ser protagonistas de suas histórias, não devem aceitar ser agredidas (física-verbalmente), devem buscar qualificação profissional, e ajudar nas decisões políticas, cobrando as mudanças necessárias que são garantidas por lei mais na pratica nem sempre acontecem.
Já são 9 anos de caminhada de reflexão e libertação de muitas mulheres e agora os homens também começaram a participar, o que é muito bom, a família participar. Interessante e muito inteligente a escolha do Lema deste ano “Mulheres e Homens Juntos em Busca do Equilíbrio”, conforme dinamizado na Família, Segurança, Natureza e Saúde, ou seja, juntos a favor da Vida como um todo e da Dignidade da pessoa humana. Em momentos sinto-me Feliz por Fazer parte da Igreja Católica, pois não é apenas o “Louvai ao Senhor” há também o “Lutar pelo Pão”.

Nenhum comentário: